(41) 3026-7964 / (41) 98770-3019 contato@maiscontemporanea.com.br

Por que aprender teoria musical?

Autor: Juan David Lopera
Adaptação: Carolina Coelho

                                                                                                                               por-que-aprender-teoria-musical

Aprender música sem saber a teoria é como querer estudar literatura sem saber ler e escrever. É certo que podemos desenvolver algumas habilidades sem a teoria, porém, é mais fácil e completo o processo entendendo ao menos os seus fundamentos.

Sem a teoria não conseguimos entender as marcas que deixaram os outros músicos. Cada vez que surgem novas ideias, é graças a teoria que podemos reutilizar estes conhecimentos. Ao entendermos à fundo o que acontece em cada estilo musical, podemos replicá-lo, transformá-lo e fusioná-lo corretamente.

A teoria musical é necessária para entender o que se toca, o que se lê e o que se escuta. É emocionante quando conseguimos entender como os nossos artistas favoritos compõem.

A teoria permite ampliar os recursos musicais no momento de compor. Existem centenas de métodos conhecidos para criar música, aprendê-los pode enriquecer o seu vocabulário. A composição é um processo criativo que se nutre da experiência própria e dos demais, por esta razão a teoria dispara novos processos criativos e mediante suas fórmulas permite adornar e solucionar possíveis dificuldades que se apresentam no processo de criação musical.

Para improvisar é necessário conhecer um estilo, entender sobre escalas, ritmos, desenvolver o ouvido e estudar bastante o instrumento. Em ensaios em grupo, sempre nos deparamos com circunstâncias em que alguém chega com uma partitura com indicações sobre o que vai ser tocado e, quando isso acontece é necessário estarmos preparados para enfrentar estas situações que apenas um bom conhecimento teórico alinhado à prática permite um melhor desenvolvimento.

É importante levar em conta que a teoria musical por si só pode ser uma área fascinante se se sabe ensinar e aprender, entretanto, a teoria aplicada à prática que propicia maiores recompensas.

Aprender teoria musical não deve ser entediante, na verdade pode ser muito divertido se feito da forma correta.